domingo, 12 de agosto de 2012

Sobre Ogros e Cebolas


Odeio gosto de cebola. Odeio cheiro de cebola. Odeio o barulho que a cebola faz quando é mastigada. Ou seja, definitivamente, odeio cebola com todas as forças gastronômicas do mundo.

Contudo, foi assistindo ao filme Shrek (filme norte-americano de 2001, do gênero animação computadorizada) que aprendi a apreciar (de longe!) essa tal planta hortense.

Simples. No filme citado há um breve diálogo entre o protagonista e seu mais novo amigo burro. Nessa conversa, Shrek compara os ogros às cebolas e, sem maiores explicações, nos deixa a pensar e pensar e pensar. Cebolas, Shrek?!? Sim, cebolas. Cebolas e suas múltiplas camadas. E, em cada camada, um sentimento, uma virtude, uma verdade escondida. Por fora, o cheiro, o aspecto e a fama de fazer chorar. Por dentro, a beleza oculta à olhos nus. Talvez para proteger-se, talvez para proteger. 

O fato é que, mesmo depois de tudo isso, continuo a odiar o gosto das cebolas mas, confesso, meus olhos já não as veem da mesma forma. Coisas de uma princesa que tem suas muitas camadas escondidas.

Princesogramente,
Keila Freitas

 
"Shrek: Pra sua informação, há mais do que se imagina nos ogros.
Burro: Exemplo?
Shrek: Exemplo? Ok… Ah… Nós somos como cebolas.
Burro: Fedem?
Shrek: Sim. Não!
Burro: Oh. Fazem você chorar?
Shrek: Não.
Burro: Oh, deixa eles no sol e eles ficam marrons e soltam aqueles cabelinhos…
Shrek: Não! Camadas! As cebolas têm camadas, os ogros têm camadas. A cebola tem camadas, entendeu? Nós dois temos camadas.
Burro: Oh, vocês dois têm camadas. Oh, sabe, nem todo mundo gosta de cebolas... Bolo! Todo mundo adora bolo! E tem camadas...
Shrek: Eu não ligo para o que todo mundo gosta! Ogros não são como bolos!
Burro: Sabe do que todo mundo gosta? Pavê! Já conheceu alguém que você falasse 'Ei, vamos comer pavê?' e ele dissesse 'Céus, não gosto de pavê'? Pavê é delicioso!
Shrek: Não! Sua besta ambulante de irritação constante! Os ogros são como cebola! Fim da história, bye-bye, tchauzinho."

3 comentários:

  1. Bom, eu não gosto de pavê... rsrsrssr

    Mas gosto de cebolas!

    Bjos

    http://melmakeup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Uma opinião contrária?!
    Adoooroo (mesmo se tratando de cebolas)!!! rsrsrsrs

    Obrigada pelo comentário, Débora Mel!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto de cebola. Apesar de dar aquelas flatulências depois rara

    ResponderExcluir